Área de dados: primeiros passos para entrar

Primeiros passos pra começar na área de dados

O Inicio na área de dados

Trabalhar na área de dados é mais do que apenas lidar com números e planilhas ou dashboards; é sobre encontrar histórias escondidas, resolver problemas e ajudar empresas e pessoas a tomarem decisões melhores.

A área de dados é impressionante e está expandindo de forma rápida. Cada clique que você dá na internet, cada compra que faz ou até mesmo os passos que conta no seu smartwatch geram dados. E os dados gerados as empresas transformam isso em insights para lhe informar como está seu processo ou até mesmo estudar seu comportamento de consumo, e os profissionais que sabem lidar com essas informações e transformam isso analises, estão entre os mais procurados no mercado.

Afinal, Se você está pensando em entrar nessa área, mas não sabe por onde iniciar, já viu muita gente falando para começar com SQL, Python entre outras linguagens de programação? fique tranquilo! Vou te mostrar a melhor maneira de dar os primeiros passos na área de dados!

Por que escolher a área de dados?

A área de dados não é apenas uma profissão; é uma oportunidade de impacto e impressionar todos a sua volta. Cada vez mais, empresas de todos os setores estão percebendo o valor dos dados. Desde prever tendências de mercado até entender melhor o comportamento dos clientes, o profissional de dados é uma peça-chave dentro da empresa, pois com as informações analisadas podem fazer a empresa mudar de estrategias e apostar em novos mercados.

Além disso, a carreira tem diversas oportunidades:

  • Alta demanda: O mercado está sempre a procura por profissionais qualificados, também tem percebido a necessidade desse profissional dentro das empresas.
  • Versatilidade: Você pode trabalhar em diversas áreas, como saúde, finanças, tecnologia e marketing.
  • Bons salários: Mesmo em posições iniciais, os ganhos são atrativos.
  • Oportunidade de trabalhar remotamente: Muitas empresas aceitam trabalho remoto, o que amplia suas possibilidades, se tiver dominio de uma segunda lingua pode trabalha para empresas internacionais.
Por onde começar na área de dados
LAF educação

Você precisa saber antes de começar

Entrar na área de dados pode parecer complicado, mas não é bem assim. Aqui estão algumas dicas simples para tornar essa mudança ou sua jornada mais tranquila, Portanto:

  1. Você não precisa ser um BOM em matemática.
    Muita gente desiste de tentar porque acha que precisa ser muito bom com os números. entretanto na verdade, o mais importante é ter curiosidade e vontade de aprender.
  2. A tecnologia é sua aliada.
    Ferramentas como Excel, Power BI, Python e SQL ajudam a simplificar processos e permitir que você foque na análise.
  3. É uma jornada, não uma corrida.
    Não se preocupe em aprender tudo de uma vez ou dominar todas as ferramentas juntas. Construa sua base de forma gradual sempre praticando, tudo no seu tempo.

Primeiros passos para começar em dados

1. Comece pelo Básico

Antes de pensar em ferramentas complexas, aprenda o básico. O Excel é uma excelente porta de entrada. Dominar funções como SOMASE, PROCV e criar tabelas dinâmicas já te coloca um passo à frente.

Foi aqui que eu comecei minha carreira e digo que é a ferramenta mais importante e a que mais utilizo no meu dia a dia para analises de dados, mesmo que você veja no mercado diversas empresas requisitando conhecimentos amplos e avançados, mas afinal acaba no Excel, porquê é uma das principais uma ferramentas do mercado fácil de usar e de ser familiar para muitas pessoas não precisa de conhecimento amplo pra quem recebe os relatórios e realizar analises e tomar decisões.

2. Explore o Poder das Visualizações de Dados

Depois de entender o básico, experimente ferramentas como Power BI ou Tableau. Elas ajudam a transformar números em gráficos e relatórios fáceis de entender.
Ela pode ser a segunda ou terceira opção de aprendizado, coloquei em segundo por ela ser mais amplo que o terceiro tópico, aqui você consegue utilizar tranquilamente tem uma boa integração com diversas ferramentas para buscas informações.
Formulas são fáceis de utilizar e vai até lembrar as formulas de excel.

3. Aprenda SQL

O SQL (Structured Query Language) é essencial para trabalhar com bancos de dados. Saber buscar informações e organizá-las é uma habilidade muito valorizada.

Afinal esse tópico fica em terceiro lugar, em algumas empresas pra te conceder o acesso pode ser um pouco mais burocrático por conta das informações valiosas e também não prejudicar o funcionamento de banco de dados, algumas empresas lhe fornece acesso limitados a banco de dados ou a maioria nem permite esse acesso, minha experiência particular nunca tive acesso aos BD por conta desses motivos.

Mas isso não é motivo para não aprender ou passar longe de aprender usar o SQL, é a programação mais importante que você vai utilizar no dia a dia, porquê com ela você conseguir reduzir diversas etapas no tratamento de dados deixar relatórios mais leves portanto fica mais rápido o trabalho, afinal como é o aprendizado de SQL?
Não é tão complexo, mas requer cuidado errar alguns comandos pode fazer você perder todo seu banco de dados e alguns desses erros podem ser irreversíveis. Não se assuste com essa parte, tive que ser sincero! Mas você indo aos poucos e aprendendo os conceitos corretamente você vai conseguir lidar bem com a ferramenta que é muito versatil. Portanto tem esses cuidados extras dos departamentos de tecnologia das empresas.

4. Conheça Linguagens de Programação

Ferramentas como Python ou R são usadas para análises mais avançadas. Não se preocupe em dominar tudo de uma vez; comece aprendendo o básico de cada linguagem.

Considero o menos prioritário para aprender na área de dados, eu sei que quando se fala de programação se enche os olhos falar que domina Python ou outra linguagem de programação passa confiança ou de que é um especialista na sua área.
Mas na verdade não é bem assim, nas minhas experiências foram poucas vezes que tive que recorrer ao Python para solucionar algum problema.

Você só vai recorrer a ele, caso os 3 passos anteriores não funcionar para você ou seu problema. A curva de aprendizado dele pode ser um pouco mais longa por ele ser muito mais complexo que o SQL e ter quase uma infinidade de possibilidades.
Minha recomendação é focar em python por último ou caso apareça alguma situação onde apenas ele irá resolver.

5. Pratique com Projetos Reais

Nada substitui a prática. Use dados disponíveis gratuitamente na internet, como os do Kaggle ou do Google DataSets, para treinar.
Entretanto a melhor forma de ficar bom na área de dados é praticar, diversos cases e situações que pode acontecer no dia a dia, pois vai ter preparar para área e situações do cotidiano, portanto sempre tente inventar problemas ou se colocar em situações onde você ou seu superior gostaria de investigar algum problema, afinal isso vai ter ajudar a ter um pensamento analítico e critico.

Construindo Sua Base de Conhecimento

Cursos Online e Recursos Gratuitos
Hoje, existem inúmeras plataformas para aprender. Aqui estão algumas recomendações:

  • Coursera e Udemy: Cursos de introdução à análise de dados, até mesmo avançados.
  • YouTube: Muitos criadores de conteúdo oferecem tutoriais gratuitos, podem ter oferecer uma base inicial para ferramentas mencionadas acima.
  • Kaggle: Um lugar para acessar dados reais e participar de desafios.

Você pode acessar nosso canal no Youtube lá você vai aprender muita coisa de forma gratuita.

ACESSE CANAL LAF EDUCAÇÃO NO YOUTUBE

Ou pode adquirir o curso Parceiro do nosso site.

CURSO DE EXCEL COMPLETO

Quanto Tempo Leva para Começar na Área de Dados?

Tudo depende da sua dedicação e do tempo que você pode dedicas aos estudos.
Recomendo estudar um pouco todos os dias pelo menos 1 hora pra você está sempre com conteúdo fresco na cabeça, caso você pode se dedicar mais fica a vontade

  • 1 a 3 meses: Para aprender o básico de Excel, PowerBI e visualização de dados.
  • 6 meses: Para se sentir confortável com ferramentas mais avançadas, como SQL.
  • 1 ano: Para criar projetos mais complexos, começar a desenvolver em Python e construir um portfólio sólido.

O mais importante é ter consistência. Dedicar apenas uma hora por dia já pode te levar longe.

A parte humana da Análise de Dados

Trabalhar com dados não é só sobre tecnologia. Você também precisa desenvolver habilidades humanas, como:

  • Curiosidade: Para explorar além do óbvio, essa habilidade pode fazer você ganhar alguns pontos no seu trabalho, por exemplo você recebe uma demanda para levantar o faturamento da empresa, mas você pode ir além com algumas informações extras se tiver disponível é claro, vamos lá: Incluir quantidade de clientes atendidos, Crescimento do faturamento em relação ao mês anterior ou faturamento liquido do período.
  • Comunicação: Para explicar suas análises de forma simples e clara, umas das habilidades mais importante na área de dados não adianta ter apenas as habilidades de software e domina-la mas não saber apresentar sua ideia para outras pessoas.
    Dica: Seu relatório tem que ser claro e objetivo para uma pessoa que nunca viu um excel ou BI entenda facilmente.
  • Trabalho em equipe: Colaborar com outros profissionais vai ser outra habilidade muito importante, muita vezes informações e detalhes de seus relatórios vão partir deles, outra coisa as pessoas “Sabem o que querem” mas não sabe como fazer, você como analista de dados ou pessoa de dados tem que saber interpretar a ideia e entregar o mais próximo possível.
Primeiro passo pra aprender dados

O primeiro passo está nas suas mãos

A área de dados está cheia de oportunidades, mas o que vai te diferenciar é a coragem de começar. Não se preocupe em saber tudo de uma vez. Comece pequeno, explore ferramentas básicas e vá avançando no seu ritmo.

O pouco que você avança já pode começar a conquistar pequenas oportunidades, por exemplo você trabalha em um setor de logística enxerga uma oportunidade de elaborar um relatório, faça ele aos poucos e mostre ao seu superior que você está evoluindo suas habilidades e viu uma oportunidade de agregar valor ao seu trabalho e está buscando conhecimento e está interessado em crescimento.

Crescimento ele vem aos poucos, mas o aprendizado tem que ser constante e nunca achar que já sabe tudo ou domina a ferramenta todos os dias sai novas atualizações dessas ferramentas aquilo que você aprendeu antes talvez não seja mais a forma eficiente de resolver o problema.

O mais importante é dar o primeiro passo. Cada minuto que você dedica hoje é um investimento no seu futuro. Então, que tal começar agora? Escolha um curso, abra o Excel ou pesquise mais sobre SQL. Seu futuro na área de dados está esperando por você!

Recomendação de Leitura LAF Educação

Storytelling com dados: Conte historia com dados

As habilidades mais importante no mercado de trabalho

Como aprender Excel do zero ao avançado?

Curso de Excel Completo

Aprenda do básico ao avançado com videoaulas diretas de 10 a no máximo 20 minutos com passo a passo de todos os módulos (Planilhas, Tabelas e Gráficos profissionais).
Você vai aprender TUDO o que você precisa saber para dominar o Excel, como por exemplo Funções Avançadas e Criação de Dashboards.
Além de todo o conteúdo do curso você ainda vai receber diversas Planilhas Prontas e 100% editáveis.
O Curso de Excel Expert conta com um certificado que pode ser utilizado como capacitação profissional e horas extracurriculares!
VAGAS LIMITADAS!!!

Curso completo de excel

Conteúdo do Curso:

– 7 Módulos / 20 Aulas
– Funções básicas do Excel
– Fonte, Alinhamento, Numeração
– Sequência e atalhos – Planilhas
– Tabelas
– Gráficos
– Funções avançadas
– Macros
– Logotipo para orçamento

O Curso Excel Expert conta com um CERTIFICADO DIGITAL que pode ser utilizado como capacitação profissional, são 30 HORAS de carga horária!

Além desse rico contéudo, Você ainda ganha 5 aulas BÔNUS e também:

  • PLANILHA ORÇAMENTÁRIA
  • PLANILHA FLUXO DE CAIXA
  • CURVA ABC
  • GRÁFICO DE GANTT
  • FECHAMENTO EXPERT

Link: CURSO DE EXCEL NO PRECINHO

1 comentário em “Área de dados: primeiros passos para entrar”

  1. Pingback: O que é um dashboard ele pode simplificar sua vida - LAF Educação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima